doc PALMAS | Maus Hábitos

Esta semana o documentário “PALMAS” está em digressão por Portugal!

Trazido pela mão da própria realizadora, Edlisa B. Peixoto, o filme conta a história de uma comunidade no estado do Ceará que encontrou, na criação de uma moeda local, uma solução alternativa para a resolução dos seus problemas sócio-económicos. PALMAS é também o nome do Primeiro Banco Comunitário do Brasil.

No Porto, a projecção do documentário, seguida de debate com a realizadora, acontece no Maus Hábitos, na próxima sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, às 21:00.

Projeção do documentário “PALMAS” e conversa com a realizadora Edlisa Barbosa Peixoto. Maus Hábitos | 26/02 | 21:00
Projeção do documentário “PALMAS” e conversa com a realizadora Edlisa Barbosa Peixoto. Maus Hábitos | 26/02 | 21:00

A passagem do filme e da realizadora por sete cidades de Portugal é organizada pela Plataforma Finanças Éticas e Solidárias e pelo Fórum Cidadania&Território. A primeira sessão tomou lugar em Faro, no II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias, onde Edlisa Peixoto participou também numa mesa redonda dedicada aos “Novos imaginários económicos” e às moedas sociais.

No Porto, o evento está integrado no ciclo de cinema/vídeo Alternadores, e conta com o apoio da associação Moving Cause, da ECOSOL / Movimento pela Economia Solidária, do Cidade+ e da Rádio Manobras.

O que está em jogo quando alguém decide mudar seu destino?

O que é o dinheiro? O que é riqueza e pobreza? E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade?

“PALMAS” (2014, Brasil, 62 min)
“PALMAS” (2014, Brasil, 62 min)

Na Década de 70, movido por interesses de especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza, desapropriou mil e quinhentas famílias das suas casas na zona costeira de Fortaleza. Essas famílias foram transferidas para um local a mais de vinte km do seu local de origem, sem a mínima infraestrutura de moradia e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas.

Essa seria mais uma história entre tantas que acontecem pelo Brasil e pelo mundo, não fosse o facto dessa comunidade ter conseguido não só transformar-se de favela a bairro estruturado, mas também criar o seu próprio dinheiro: o PALMAS e um Banco! O primeiro banco Popular do Brasil; o Banco Palmas. Além da PALMATECNOLOGIA, que está agora a ser multiplicada pelo Governo Federal em mais de 100 municípios brasileiros e exportada para o mundo. São eles que contam essa historia!

O filme documental de 62 minutos gravado em alta resolução, resulta de um projeto de pesquisa, elaboração de roteiro e busca incessante nestes nove anos de um formato que fugisse de enfoques jornalístico, complacente ou exótico. É um filme sem ditame de estudiosos. Uma história contada por seus protagonistas, pela comunidade que, todavia segue afinando seus instrumentos de desenvolvimento.

Este filme foi realizado de forma independente a partir de prémio recebido pela diretora Edlisa B. Peixoto pelo XI Edital Ceara de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceara /Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *