Ser EducAção: é já este fim-de-semana!

MOVIMENTO é o tema do V Encontro Ser EducAção que regressa ao Soajo na próxima Sexta-Feira, 6 de Setembro

De 6 a 8 de Setembro, a Vila de Soajo volta a ser palco de palestras, oficinas, jogos, vivências e experiências educativas, para miúdos e graúdos de todas as idades. É o já habitual encontro Ser EducAção que abre agora as portas da sua quinta edição, convidando de novo todas e todos a reflectir sobre a escola que desejam ver tornar-se realidade.

Este ano o evento irá decorrer no Largo do Eiró, onde ao longo de três dias se irão unir pessoas vindas de diferentes partes do país, para juntas refletirem e partilharem sobre o Movimento de transformação na educação que está a acontecer.

Partindo do centro da vila haverá actividades de exploração que irão passar por vários espaços comunitários de Soajo – terrenos Baldios, lagoas, Escola Primária e Centro Social e Paroquial.

O tema do V Encontro é Movimento. Entre a tradição e a inovação, a regulação e a emancipação o passado e o futuro. Como pode a Educação acompanhar o desenvolvimento da comunidade, da solidariedade e da cidadania?

Este mote será explorado de diversas formas, como explicam as organizadoras do evento da associação Moving Cause:

«Vamos ter as Manobras Comunicadeiras a formar os mini-reportéres do encontro, que ajudarão a captar e a transmitir os valiosos momentos que aqui se vivem. Educar para uma vida com sentido passa por percebermos como conseguir comunicar de forma clara e sincera e também iremos aprender como mesmo sem palavras Comunicar é um Mimo. Teremos um diálogo aberto sobre Reflorestar a Educaçao para a reflectirmos na importância da Natureza como base para a aprendizagem e vamos recordar e valorizar as brincadeiras que se podem fazer com paus e folhas para fazer Jogos e Manulalidades. Juntando a simplicidade com a alegria numa roda com musica vamos jogar Capoeira, vamos pôr o corpo a mexer em oficinas de Dança Criativa e explorar o movimento livre através do Parkour. Vamos trabalhar a Transformaçao através dos Sentidos e perceber como os movimentos internos se traduzem nas Posturas da Alma. Iremos também percorrer a serra ouvindo as Lendas da Montanha e imaginar que estamos sentados ao borralho ouvindo as Fiadeiras do Soajo com os seus cantares tradicionais. Unindo estas serras com o mundo vamos deixar-nos levar pelo Baile Orientado e deixar fluir a música que vive em nós com uma jam session coletiva. »

Haverá ainda sessões de yoga, meditação, pinturas faciais e mergulhos nas lagoas, barraquinhas de artesanato e comida.

O encontro é organizado pela associação Moving Cause desde 2015, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Soajo,Centro Social e Paroquial de Soajo, Associação de Compartes dos Baldios de Soajo, Associação Desportiva e Cultural de Soajo, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez e Soajeiros.

MAIS INFORMAÇÃO:

Website | Programa | Inscrições | Facebook | Evento no Facebook
Email: sereducacao@movingcause.org

Venham dançar connnosco!
[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *