Como criar uma cooperativa integral?

Formação | Como criar uma cooperativa integral?
12 e 13 de Outubro de 2019
Quinta de Vila Meã / Terra Solta, Porto

Inscreve-te até 5 de Outubro aqui: 
https://tinyurl.com/coopintegral-oficina

Nesta formação partilhamos conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais. No sábado, introduzimos a economia solidária e o decrescimento, análise de território, questões legais e estratégicas na criação de cooperativas, assim como a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação/envolvimento da comunidade. Veremos também as questões sectoriais associadas e processos de decisão. No domingo, os participantes terão espaço para desenhar um projecto de uma cooperativa para os seus territórios, incluindo análise de território, planeamento estratégico, financeiro, ainda com espaço para discussão de ideias e estratégias para melhor implementação dos projectos.

Esta oficina integra o DIA DE AÇÃO COMUM PELA NATUREZA – Convergência Ecológica e Ambiental. Mais informação: https://carta-de-famalicao.webnode.pt/dia-de-acao-comum/

Formador

Jorge Gonçalves. Doutorado em economia pela Universidade Técnica de Berlim, é um dos fundadores da Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo, sendo actualmente o seu presidente. Trabalhou em projectos de desenvolvimento rural na India, Tailândia, Indonésia, e foi coordenador de estudos de impacto na área das energias renováveis em vários países da América Latina como consultor para a PTB (Alemanha) e CEPAL (ONU). Está envolvido também na criação de uma moeda local para Montemor (associacao A.Mor), e no projecto de troca de sementes Plantei.eu.

Inscrição

A inscrição na oficina tem um custo de 50€. Os almoços não estão incluídos, mas serão servidos por donativo consciente.

Nº máximo de participantes: 15

Formulário de inscrição: https://tinyurl.com/coopintegral-oficina

Acolhimento

A Quinta de Vila Meã, também conhecida como Quinta do Mitra, é um espaço rural urbano dinamizado pela associação Movimento Terra Solta. Situada junto à Estação de Campanhã, no Porto, trata-se de uma antiga casa de lavoura cedida pela Junta de Freguesia de Campanhã em regime de comodato. Tem uma horta comunitária, viveiro de árvores e espaço interior para refeições e encontros.

Uma cooperação entre

  • Cooperativa Integral Minga
  • Associação Terra Solta / Quinta de Vila Meã
  • Associação Moving Cause

Programa

Sábado

11:00 – 13:00 – Introdução às cooperativas integrais: Economia Solidária e Decrescimento: Experiência Banco Palmas, Análise de Território, Potenciar Recursos Endógenos, Economia circular. O que é uma cooperativa? Questões legais de uma cooperativa integral.

15:00 às 16:00 – mãos na horta

16:00 – 17:00 – Questões sectoriais – serviços, agrícola, comercialização, habitação e outras.

17:00 – 18:00 – Sustentabilidade Económica de uma Cooperativa e das suas actividades

18:30 – 19:30 – Processos de decisão e minimização/resolução de conflitos.

Domingo

10:30 – 13:00 – Organização em grupos de trabalho para desenhar uma cooperativa integral para uma localidade/região; desenvolver plano de sustentabilidade económica e social e estratégias.

15:00 – 16:00 – Continuação…

16:30 – 18:30 – Apresentação e discussão das propostas.

[ssba]

One thought on “Como criar uma cooperativa integral?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *