«É preciso uma aldeia para educar uma criança»

De 7 a 9 de Setembro, a Vila de Soajo no Gerês volta a ser palco de palestras, oficinas, jogos, vivências e experiências educativas, para miúdos e graúdos de todas as idades. É o já habitual Encontro Ser EducAção que abre agora as portas da sua quarta edição, convidando de novo todas e todos a reflectir sobre a escola que desejam ver tornar-se realidade.

MAIS INFORMAÇÃO
Website | Programa | Inscrições
Página e Evento no Facebook
Cartaz do IV Encontro Ser EducAção. Design: Nuria Barreras

Cartaz do IV Encontro Ser EducAção. Design: Nuria Barreras

Este ano o evento será brindado com a participação do afamado pedagogo e professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Santo Tirso, com uma palestra de encerramento no domingo à tarde, e também com um concerto de Rão Kyao, a abrir a programação na sexta-feira à noite, ambos na Casa do Povo.

Pelo meio não faltarão actividades de exploração de pedagogias alternativas, passando por vários espaços comunitários de Soajo – da Casa do Povo até aos Baldios, passando pela Escola Primária e Centro Social.

Inspirado no provérbio africano «é preciso uma aldeia para educar uma criança», o mote desta quarta edição é a Comunidade – tema que será explorado em frentes diversas e complementares, como explicam as organizadoras do evento da associação Moving Cause:

«Vamos explorar a Floresta-Escola circundante e experimentar a gestão comunitária de baldios, com o projeto de Mini-compartes. Vamos ter um ciclo de palestras sobre Educação em Transformação onde poderemos conhecer projectos educativos inovadores e inspiradores. Como a Comunicação é um dos grandes desafios que as comunidades encontram, vamos praticar formas de Comunicação Consciente e vamos partilhar as nossas experiências e vivências através de Oficinas de Rádio. Vamos recordar e valorizar os saberes locais reaprendendo os Jogos Tradicionais que se jogavam por estas serras e vamos pôr as mãos no barro no atelier de Cerâmica em Família

Haverá ainda sessões de yoga, meditação, culinária, música e pintura com as Aguarelas da Terra.

O encontro é organizado pela associação Moving Cause desde 2015, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Soajo, Centro Social e Paroquial de Soajo, Associação de Compartes dos Baldios de Soajo, Associação Desportiva e Cultural de Soajo, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Casa das Artes, Casa das Brincadeiras em Construção, bombas de gasolina BP de Arcos de Valdevez para as deslocações dos convidados, e Soajeiros.

MAIS INFORMAÇÃO
Website | Programa | Inscrições
Página e Evento no Facebook
[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *