CIDADE+ EM BALANÇO

2018 foi um ano especial para o CidadeMais.

A equipa organizadora alargou e diversificou-se e cada um pode ainda mais verter para este festival as suas visões pessoais e criatividade. Tem sido um prazer organizar o CidadeMais e é um prazer maior quando encontramos as pessoas certas para caminhar lado a lado. O Festival em si, concentrou em dois dias as iniciativas que têm vindo a acontecer ao longo de quatro dias, uma aposta que acabou por resultar muito bem cuidando da equipa e da qualidade do evento, sempre incisivo nos temas que aborda.

Ao longo das suas 4 edições foram várias as dimensões temáticas abordadas: reflexões e soluções para questões emergentes das dinâmicas das cidades (2014); a actual forma de consumo foi identificada como um dos principais causadores dos impactes negativos do humano no sistema terrestre e os participantes sensibilizados para o poder transformador de um consumo responsável (2015); o território foi olhado de forma integrada, levantando desafios ao planeamento e governação e trazendo sugestões inovadoras no âmbito das alterações climáticas, mobilidade e economia circular (2016); os 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável foram desconstruídos e simplificados, reforçando a complementaridade dos vários sectores da sociedade para uma resposta eficaz aos desafios emergentes (2017).

Em 2018, na sua 5ª edição, o próximo passo apresentou-se de forma clara. Surgiu do reconhecimento da resiliência da Natureza, da manifestação óbvia dos impactes das actividades humanas no sistema terrestre, dos avanços e do potencial da tecnologia e das decisões actuais que comprometem o presente e futuro da civilização, assim como a resposta do sistema biogeofísico.

Terra: A nossa casa comum manifestou-se, assim, como esse próximo passo. Desafiámos os vários actores da sociedade e do território a observar, reconhecer, aceitar e actuar segundo uma visão comum, sem fronteiras sociais e ilusórias e com uma responsabilidade partilhada entre todos os intervenientes para o cuidar. Regeneração, criatividade e co-criação nas abordagens, metodologias e práticas são necessárias para ir mais além e alcançar não só os decisores políticos, mas também cidadãos e organizações, para manter a prosperidade da civilização nesta Terra, que, por enquanto, ainda proporciona condições à vida humana.

11 806 visitantes foi o número de entradas registado nos Jardins, durante o fim-de-semana do festival, mais 5000 entradas do que as registadas no fim-de-semana anterior no mesmo local. Ainda no festival dos números, contamos com 61 actividades, 47 parceiros, 68 expositores, 45 voluntários, 8 restaurante e 4 patrocinadores, o que resulta em mais de uma centena de intervenientes juntos por uma causa comum.

Os 2 dias centrais deste festival refletem a visão de uma sociedade que se desenvolva sob os preceitos da sustentabilidade, recriando a cultura, economia, urbanismo, relações, fluxos e a política. Durante estes dias reflete-se, partilha-se, descobre-se e ensina-se como cada um e cada organização pode iniciar ou evoluir no seu trajecto para uma postura ambiental, social e economicamente mais ética. Sem se evitar a constatação de que pretendemos evoluir num contexto de mercado e sociedade maioritariamente hostil a estas vontades e visões de futuro.

A intenção do CidadeMais mantém a sua coerência e reforça a sua posição enquanto evento-laboratório que pretende simplificar a sustentabildade tornando-a imediatamente acessível a todos. Segue munido de uma comunidade cada vez mais dedicada e interessada em cocriar esta transformação e futuro.

Da Utopia para o Dia-a-dia,

A Equipa+

[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *