Boletim de Prossumidores AMEP

O Verão de São Martinho e a chegada da última semana do sétimo ciclo AMEP, dão-nos um bom pretexto para reunir prossumidores à volta das castanhas. Nesta quarta-feira, vamos fazer um balanço daquilo que já concretizamos e avançar com os próximos passos da Associação para a Manutenção da Economia de Proximidade. A reunião-magusto está marcada para o dia 11 de Novembro às 18:30 no Espaço Compasso.

Grupo de trocas de Aveiro. Foto: Telma Feio / Biscoito

Grupo de trocas de Aveiro. Foto: Telma Feio / Biscoito

Recebemos um postal de Aveiro!

As sementes da AMEP e da moeda ECOSOL do Porto começam a lançar raízes na terra da ria e do sal. O grupo de Economia do movimento Aveiro em Transição  lançou um projecto-piloto que promove as trocas solidárias entre produtores e consumidores. Leiam a mensagem que nos enviou a Anaís Creoulo:

Na sequência do encontro que promovemos sobre redes de trocas solidárias (no dia 18 de Julho), algumas pessoas manifestaram interesse em criar uma rede de prossumidores em Aveiro (inspirada na AMEP do Porto e na moeda Ecosol Porto).

Após algumas reuniões, lançamos um projeto-piloto no início de Outubro. Reunimos durante três sábados, de forma quinzenal, onde trocamos sobretudo produtos alimentares mas em proporção superior sorrisos, experiências e, nalguns casos, sonhos! Os dois últimos encontros tiveram lugar no biscoito que gentilmente cedeu-nos o seu espaço.

Pautamo-nos pela confiança, consciência social e ambiental.

Porque esta rede é DAS pessoas e PARA as pessoas que nela participam, durante este mês voltaremos a reunir desta vez para trocar IDEIAS em jeito de balanço.

Obrigada à AMEP do Porto, em particular à Sara Moreira e ao Pedro Miguel Portela, cuja ajuda foi fundamental na parte da organização.

Obrigada à Telma Feio e Lara Teang pela cedência do espaço.

“Coding for social impact”, uma iniciativa da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento de Software da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

“Coding for social impact”, uma iniciativa da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento de Software da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Durante este semestre estamos a acompanhar um grupo de estudantes do curso de Engenharia Informática que está a desenvolver uma plataforma web para a AMEP. O desafio é “criar código para o impacto social” e foi lançado pelo Professor Ademar Aguiar da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento de Software. Esperamos que a ferramenta permita tornar o processo de coordenação da AMEP mais eficiente, e que nos ajude a replicar o modelo pelo mundo fora!


AMEP: PRÓXIMAS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

9 de Novembro |  15:00 | ALPE – Agência Local em Prol do Emprego
Apresentação do conceito da AMEP em Santa Maria da Feira – Pedro Rocha

11 de Novembro | 18:30 | Espaço Compasso
Magusto, balanço e preparação do próximo ciclo AMEP. Todos os prossumidores são bem-vindos! Há jantar por marcação (email para amep@movingcause.org).

18 de Novembro | 15:30 | Faculdade de Letras / UP
Apresentação da AMEP numa aula sobre “Inclusão, sustentabilidade e economia social” do mestrado em Sociologia, juntamente com a ECOSOL, a Quinta da Mitra e a ÀPraça, a convite da Professora Cristina Parente.

28 de Novembro | 14:00 | Centro Comercial de Cedofeita
Participação no Zine Fest PT com a primeira edição da zine da AMEP.

29 de Novembro | 09:00 | Serralves
1º Encontro Nacional das AMAPs. Já te inscreveste? 🙂

Zine AMEP / edição #1 - outubro 2015

Zine AMEP / edição #1 – outubro 2015

[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *