Entrar em Transição

A Moving Cause foi convidada a dinamizar uma oficina de recapacitação no seminário internacional Porto, Cidade em Transição, sob o mote “Semear Alternativas – experiências facilitadoras de (trans)acções” .

O desafio que nos foi lançado pela rede de Iniciativas de Transição junta o projecto AMEP, a rede ECOSOL do Porto e o movimento Covilhã em Transição. Em diálogo com estes projectos, vamos partilhar a nossa experiência de dinamização do grupo de “prossumidores” AMEP e explicar como pode funcionar uma Associação pela Manutenção da Economia de Proximidade baseada na troca semanal de alimentos usando uma moeda social.

Através do Boletim “Folha de Couve é possível acompanhar trimestralmente notícias da “Plataforma das Iniciativas de Transição em Portugal”.

O caminho para preparar as sementes necessárias para fortalecer o empoderamento do indivíduo, fomentar a fraternidade e os valores comunitários através da criação de trocas de saberes, produtos e serviços e experiências com moedas sociais/solidárias/alternativas.

Esperamos assim inspirar outras pessoas ou grupos com vontade de replicar o modelo que criamos, e também aprender em conjunto sobre formas de tornar a nossa comunidade mais resiliente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *