Soajo já tem Terra das Crianças

IMG_0420
Em vésperas do Dia da Criança, a Casa do Povo do Soajo acolheu uma festa organizada pela Moving Cause que culminou na entrega de um pedaço de terra às crianças da vila.

Este foi um grande passo na concretização do projecto “Terra das Crianças”, que pretende trazer para o Soajo um espaço inteiramente dedicado aos mais pequenos: um lugar planeado e desenvolvido com a sua total participação, onde se realizem actividades fora do tempo de escola e outras inseridas no programa escolar, onde as crianças possam brincar e aprender desenvolvendo no processo laços entre si e a terra que as acolhe.
IMG_0410 - Cópia

Foi exactamente o fortalecimento de laços entre as crianças e a terra que serviu de mote à festa que tomou lugar no dia 30 de Maio de 2014.

Manifesto da “Terra da Natureza”, nome escolhido de forma consensual pelas crianças do infantário.
Manifesto da “Terra da Natureza”, nome escolhido de forma consensual pelas crianças do infantário.

A manhã primaveril encheu-se de alegria e emoção com uma “Caça ao Tesouro” que conduziu cerca de 20 crianças pela descoberta e exploração do espaço agora gentilmente cedido pela Associação da Casa do Povo da Vila do Soajo:

A direcção da Casa do Povo da Vila do Soajo vem apoiar este projecto que tem como objectivo a ligação das crianças com o ambiente, trabalho em hortas, florestas, arte e música na natureza, estimular o sentido de responsabilidade das crianças promovendo o envolvimento da família na actividade. As crianças podem assim criar áreas verdes, cuidando assim do solo e dos animais que lá vivem, conservar a biodiversidade promovendo nas crianças conhecimentos, habilidades e valores, para que se tornem cidadãos amigos do ambiente. A Casa do Povo vai colaborar com este projecto com a cedência do espaço.

Trata-se de um lugar comunitário, localizado dentro do recinto da própria associação, perto do centro da vila, próximo de um campo de jogos, com um terreno disponível para realizar actividades e criar infra-estruturas para hortas, abrigos e zona de baloiços.

A iniciativa foi muito bem recebida por toda a comunidade presente, crianças do infantário e primária, professores, pais, representantes da associação de pais do agrupamento dos Arcos de Valdevez e vice-director do agrupamento, presidente da junta e presidente da associação da Casa do Povo.

IMG_0413

IMG_0421

IMG_0423

Casa do Povo, Soajo
Casa do Povo, Soajo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *