No balanço da AMEP

Em Outubro de 2015 lançamos a primeira fanzine da AMEP!

Em Outubro de 2015 lançamos a primeira fanzine da AMEP!

Depois do flagelo de um Verão passado sem acesso aos ovos do Nuno, ou à fruta desidratada da Vó Guida, e das longas noites a sonhar com o pão de beterraba da Joana, eis que chegou o Outono com a segunda temporada da AMEP! Desde o dia 30 de Setembro, voltamos a trazer semanalmente para a mesa do Espaço Compasso dezenas de produtos locais, éticos, orgânicos, caseiros e feitos com <3

7º Ciclo
 Duração: 7 semanas
 Início: 30 de Setembro de 2015
 Fim: 11 de Novembro de 2015
 Nº de Prossumidores: 18
 Nº de Produtos: 46

Próximo ciclo: de 18/11 a 16/12 | em preparação! 
Tens algum produto a oferecer? Escreve-nos: amep@movingcause.org
Até ao dia 06/11 estamos a aceitar produtos a incluir na tabela.
Dia de encomendas: 11/11 no Espaço Compasso às 18:30

A diversidade de produtos que esta rede de consumo, produção e distribuição de bens essenciais oferece mantém-se elevada: no 7º ciclo foram colocados à disposição 46 produtos (somente 2 menos que no ciclo anterior), incluindo pão, ovos, bolachas, hortícolas e fruta, refeições, leites vegetais, produtos de cosmética, mel e iogurtes.

amep: produtos disponiveis

Para consultar a tabela completa de produtos disponíveis no 7º ciclo, clica aqui!

Apesar da abundância frugal continuar em alta, neste ciclo participaram menos prossumidores do que nos ciclos anteriores (à excepção do primeiro): 12 produtores e 15 consumidores, perfazendo um total de 18 prossumidores (versus uma média de 22 por ciclo).

Talvez porque o ciclo começou a ser planeado cedo de mais em Setembro (quando algumas pessoas ainda estavam em férias), por falta de divulgação – ou até mesmo dificuldade de alguns membros em gerarem ECOS -, a verdade é que esta diminuição na participação se sentiu no convívio semanal, e reflecte-se também no volume total das trocas do ciclo, como se pode ver no gráfico abaixo.

Por outro lado, viu-se uma evolução positiva no equilíbrio de preços mistos em ecos e moeda convencional: quase 70% das transações deste ciclo foram feitas na moeda ECOSOL, e só menos de um terço em euros. (Até agora, só no primeiro ciclo é que se tinha conseguido uma proporção maior de utilização de ECOS, com 86%.)

Evolução do volume de transações ao longo dos ciclos AMEP

Evolução do volume de transações ao longo de todos os ciclos AMEP. Com o 7º ciclo atingiu-se um volume total de 3014 unidades monetárias transacionadas desde Novembro de 2014 (~1915 ecos + ~1100 euros).

Os balanços individuais de cada prossumidor que participou no 7º ciclo podem ser consultados através deste link.

Até à data só foram angariados 10 ecos como contribuição pelo trabalho de organização da AMEP. Desde Junho de 2015, todos os prossumidores que participam num ciclo são convidados a fazer uma contribuição livre e consciente pelo trabalho de coordenação da AMEP, com vista a tornar o esforço mais sustentável. No ciclo anterior, os 114,70 ecos angariados serviram para pagar 5 ecos/hora à equipa de coordenação, responsável pelas seguintes tarefas:

TAREFA HORAS DESCRIÇÃO
Contactos aos produtores 1 Chamada pré-ciclo à participação de produtores e contactos para a recolha da listagem de produtos, preço, quantidade e disponibilidade semanal.
Preparação das reuniões 1 Planeamento das reuniões de preparação de ciclo.
Tabela de produtos 2 Criação da tabela de produtos disponíveis para o ciclo a ser usada como base para as encomendas (em papel e/ou digital).
Folhas de encomendas / produção 5 Preparação da folha de cáculo base partilhada no GDocs e lançamento das encomendas para todos os prossumidores.
Balanços 2 Verificação dos totais a pagar por cada prossumidor e cálculo dos balanços do ciclo.
Mapas de distribuição semanal 2 Criação dos mapas de distribuição semanal com as quantidades a levantar / entregar por cada prossumidor.
Facilitação de pagamentos 4 Apoio aos consumidores nos pagamentos em ecosois e euros na 1ª semana do ciclo; pagamentos aos produtores na 2ª semana.
Comunicação 1 Emails e contactos telefónicos frequentes com os prossumidores para garantia do correcto funcionamento da AMEP.
Distribuição 8 2 horas por semana procuram-se voluntários para assegurar esta parte!
TOTAL 18 horas Valor aproximado
Contribuição ideal 180 ecos Caso se siga o valor-referência de 1 hora de trabalho = 10 ecosois

(*) o cálculo baseia-se na fase experimental em que os ciclos tinham a duração de 4 semanas.

O 8º CICLO JÁ ESTÁ EM PREPARAÇÃO! 
Tens algum produto a oferecer? Escreve-nos para amep@movingcause.org.
Até ao dia 06/11 estamos a aceitar produtos a incluir na tabela.
Dia de encomendas e reunião: 4ª feira, 11/11 no Espaço Compasso às 18:30

Desafiamos quem pretenda introduzir os seus produtos na AMEP – Associação para a Manutenção da Economia de Porximidade – a enviar-nos uma breve descrição, bem como a seguinte informação sobre a(s) sua(s) iguaria(s): quantidade (ex. frasco de 20 gr) | preço (euros e ecos) | distribuição mensal ou semanal. Todos são convidados a trazer amostras para a reunião de dia 11, para que possamos degustar, cheirar e sentir, bem como falar presencialmente sobre a sua origem e modos de produção. Bem hajam!

[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *