Ser EducAção Encontro 2015

Encontro Ser EducAção 2015 Soajo, Arcos de Valdevez 4, 5 e 6 de Setembro

Encontro Ser EducAção 2015
Soajo, Arcos de Valdevez
4, 5 e 6 de Setembro
 PROGRAMA (descarregar pdf) & INSCRIÇÕES NO FUNDO DA PÁGINA!
INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS
INSCRIÇÕES PARA REFEIÇÕES

No coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, na aldeia do Soajo, rodeada de montanhas, florestas e lagoas de água pura, terá lugar o encontro Ser EducAção. Serão três dias de encontro para refletir sobre Ser, Educar e Agir.

Ser e Educar

De forma a contribuir para uma educação integral, consciente, participativa, activa e sustentável serão dinamizados diferentes círculos de partilha e reflexão sobre Educação Libertária, Ensino Doméstico, Permacultura na Educação, Parentalidade entre outros.  Pretende-se também fornecer ferramentas que possam ser usadas individualmente no trabalho com crianças e esclarecer assuntos relacionados com questões legais do sistema educativo. Contaremos com a participação do Professor Jacinto Rodrigues que irá partilhar o trabalho e reflexões sobre Educação do Padre Himalaya, natural desta zona (Cendufe, Arcos de Valdevez).

Saberes Tradicionais

Pretendemos potenciar os costumes da vila e o seu desenvolvimento local e por isso haverá oficinas de artesanato e saberes tradicionais para míudos e graúdos onde se pretende ir buscar e honrar os conhecimentos dos nossos antepassados, que para além de nos ensinarem a fazer pão, a trabalhar o barro, a tecer e a fiar também nos contavam histórias da terra e ensinavam a brincar com os jogos tradicionais. À noite haverá a possibilidade de participar num ensaio do rancho folclórico local e aprender a dançar o vira do Minho!

Fiadeiras. Foto de Sr. António Neto

Fiadeiras. Foto de Sr. António Neto

Projectos Educativos

No sentido de fortalecer redes de pais, educadores, crianças, impulsionadores de educação, munícipes, comunidade local, serviços e instituições, serão apresentados vários projectos educativos de grande importância. Contaremos com a participação da Rede Educação Viva,  do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, do Movimento de Educação Livre e de diferentes projetos educativos que estão a germinar no Norte do país como O Mundo Somos Nós (Braga), Sementes de Liberdade (Esposende), Os Eres (Leça da Palmeira), Escola Viva (Porto), Casa do Sol (Matosinhos), Gomos da Tangerina (Guimarães). Pretende-se também contribuir para a criação e dinamização de uma comunidade de aprendizagem no Soajo.

Terra das Crianças

Na Terra das Crianças além das oficinas haverá espaço para brincar, criar, relaxar… para crianças dos 0 aos 100!

Expressão Artística e Espiritual

Queremos proporcionar um fim semana libertador, consciencializante, inspirador e unificante e por isso propomos actividades artísticas que dêem aso à criatividade. Vamos brincar com a Casa das Brincadeiras em Construção, expressar-nos através da pintura, dança e teatro. Haverá apresentação de espectáculos de teatro e uma actuação do rancho folclórico local. Os dias começarão com yoga e meditação e faremos caminhadas pela Natureza onde esperamos encontrar inspiração para lançar as sementes de uma Escola de Sonho!

Consulte o Programa detalhado aqui (.pdf).

Espigueiros do Soajo

Espigueiros do Soajo

Este Encontro é promovido pela Associação Moving Cause, projeto Manta do Gato, Projeto agro-ecológico do Soajo e Campo do Gerês e projeto ComUnidade. Dirige-se a todos os pais,crianças, professores, educadores, e comunidade em geral.

O Encontro Ser EducAção conta com o apoio de várias entidades locais: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Associação de Pais dos Arcos de Valdevez, Casa das Artes, Centro Social e Paroquial de Soajo, Junta de Freguesia do Soajo, Casa do Povo do Soajo,  Associação Recreativa do Soajo, entre outros. Bem haja a todos!

Inscrições

Entrada por donativo. Inscrições através do formulário abaixo ou em sereducacao.eventbrite.pt.

Mais informações

Para saber mais sobre a localização, os transportes, a alimentação e o alojamentono Soajo, percorra os separadores abaixo:

[su_tabs active=”1″][su_tab title=”Local / Como chegar”]Os debates e oficinas irão decorrer em diferentes espaços pela aldeia. O ponto de encontro será na Casa do Povo.

Coordenadas GPS 41°52’25.76″N 08°15’51.33″W

// Como chegar de carro:
Do Porto/Braga, siga pela A3 em direcção a Valença. Saia ao Km 78 em direcção aos Arcos de Valdevez, após a portagem siga no IC28, saindo após 15km em direcção a Arcos de Valdevez. À entrada da vila dos Arcos siga as indicações para o Soajo/Mezio/Parque Nacional de Peneda Gerês. Cerca de 3 km depois dos Arcos de Valdevez deve virar à direita em direcção ao Soajo/Mezio. Continue durante 18km ate ao Soajo.

// Como chegar de transportes públicos
Pode viajar de comboio e autocarro até Braga. A partir de Braga, há autocarros para Arcos de Valdevez e daí para o Soajo.

// Partilha de boleias:
Partilhem ou procurem boleias nos sites blablacar.pt, boleia.net e/ou deboleia.com.

// Gasolina
É importante saber que os postos de abastecimento de gasolina mais próximos de Soajo se encontram a 23km de distância em Arcos de Valdevez ou a 25km em Lobios, Espanha.

// Estacionamento
De forma a não atrapalhar a circulação do trânsito na aldeia aconselhamos as pessoas a deixarem os carros no Largo da Feira ao lado dos emblemáticos Espigueiros comunitários do Soajo.[/su_tab] [su_tab title=”Alimentação”]Haverá uma equipa da Associação o Mundo Somos Nós a preparar refeições vegetarianas no espaço da Casa do Povo onde irá decorrer parte do evento. O valor das refeições será 3,5 bolotas para reservas antecipadas ou 5,5 bolotas para senhas compradas durante o encontro. Caso deseje reservar refeições envie email a informar. Na aldeia do Soajo há também 3 restaurantes onde se pode saborear a gastronomia local, 2 padarias, 3 cafés e 2 mercearias. [/su_tab] [su_tab title=”Alojamento”]O alojamento poderá ser feito no parque de campismo da Travanca a 6 km do centro do Soajo. Haverá carrinhas de apoio disponíveis para transporte entre o Parque de campismo e a aldeia. Neste parque há condições de apoio a caravanas. Poderá também procurar alojamento aqui ou aqui.[/su_tab][/su_tabs] [su_divider top=”no” style=”dotted”]

Faça um donativo

O Encontro Ser EducAção é organizado por voluntários que acreditam na necessidade de cultivar uma sociedade mais cooperativa, sustentável e feliz. Este é um Encontro de todos para todos. Para a sua concretização houve um imenso investimento de energia e dedicação por parte da equipa de produção e por todas as pessoas que vêm partilhar os seus saberes nas diferentes oficinas. Os donativos serão utilizados para pagar a todos aqueles que tornaram possível concretizar este Encontro. No caso de excedermos o valor necessário, este será investido em projetos educativos para a Vila do Soajo.

Escolhemos esta modalidade de pagamento porque queremos que cada um colabore de forma consciente e responsável. Pedimos que calculem o vosso donativo tendo em conta:

  • a motivação que o/a leva a participar no evento;
  • o seu contexto pessoal/familiar e os seus recursos materiais;
  • o contexto do evento e relevância atribuída ao mesmo;
  • o número de vagas de participantes;
  • as despesas relativamente a materiais de comunicação e de logística;
  • o tempo e investimento dispendido pelos facilitadores das oficinas.

Desta forma, queremos possibilitar a participação de todos e confiamos que todos cuidem da sustentabilidade deste movimento de transformação.

A sua inscrição é um compromisso. Por favor inscreva-se atempadamente para facilitar o trabalho de logística. Pode fazê-lo aqui: sereducacao.eventbrite.pt. Se não puder comparecer por favor cancele a sua inscrição para dar lugar a outra pessoa. Obrigada!

[ssba]

One thought on “Ser EducAção Encontro 2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *