Assim foi o Cidade +

O festival Cidade Mais reuniu pelo 6º ano consecutivo pessoas e organizações interessadas e motivadas para a construção do melhor mundo possível. Em 2019 o tema foi Imagina e todos se entregaram à reflexão sobre o que é isso da imaginação e quão livre ela nos percorre e orienta a nossa vida. Ao longo de 3 dias realizaram-se oficinas, teatros ambulantes, concertos, uma conferência, conversas, aulas abertas e performances. Ao longo de 3 dias conhecemos pessoas e projetos que já fazem da sua vida o melhor exemplo possível para que a nossa terra comum nos continue a acompanhar saudável, abundante e diversa. Vê aqui o vídeo resumo desta edição.

Espreita, ainda o texto síntese da conferência, uma contínua sessão de inspiração, reflexão e discussão sobre o estado da Imaginação, o como resgatá-la e usá-la para recriar várias dimensões: o Bicho-humano, a Cultura dos Comuns, a Alimentação e os Comuns Digitais. Desde a plateia, a Vanessa Marcos (TREE – Collective Change e ATES – UCP Porto), a nossa convidada para acompanhar todas as sessões, observou, registou e compilou as principais aprendizagens. Estas apresentou-as numa sessão de encerramento única que nos remeteu para as nossas origens e relembrou a nossa natureza interligada.

Se não estiveram nas sessões da conferência, podem visitá-las aqui, no texto da Vanessa, que nas palavras da própria, o introduz da seguinte forma:

Procurei assegurar que o texto tivesse vida, uma vida própria, mas que simultaneamente dançasse com os conceitos e perspectivas espelhadas por algumas imagens.

Podem aceder ao texto aqui.

[ssba]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *