Durante o ano 2024/2025 desenvolvemos o projeto Ser Montanha que contou com o apoio da DGArtes, uma parceria com a Junta de Freguesia do Soajo, e a empresa Soajo Nomadis.
Foram 4 ciclos de atividades, ao ritmo das estações, numa relação criativa com o que a montanha e a floresta nos oferecem nesse momento. Em cada ciclo, acolhemos um/a artista em residência para desenvolver uma criação participativa e dinamizamos oficinas em torno da temática proposta. As atividades cruzaram as artes com as ciências da Terra, os saberes rurais locais, práticas sociais regenerativas e tecnologias colaborativas das jovens gerações.
No Verão, apresentamos os resultados dos 4 ciclos, em parceria com o Soajo Outdoor Fest, festival dedicado a actividades na natureza e música que aconteceu em simultâneo com a Feira de Artes e Ofícios de Soajo.
Os nossos objetivos:
- revitalização da cultura rural da Serra do Soajo, tão rica em saberes ancestrais.
- promoção de práticas artísticas vinculadas à cultura rural e comunitária;
- dinamização de criações inovadoras que valorizem e reconectem os ciclos da vida regenerativa e se inspirem nos recursos e matérias-primas da serra e da floresta, fonte de riqueza para todos os seres;
- contribuição que demos para a regeneração criativa do tecido social, através de colaborações artísticas multi-culturais e aprendizagens intergeracionais ligadas ao território.
Com o Ser Montanha sensibilizamos e incentivamos a salvaguardar e aumentar a abundância e a diversidade, criando em comunidade, como outrora se fazia, mas com as artes e ferramentas de hoje.
Podem consultar o projeto na íntegra e ver alguns dos momentos de criação que aconteceram aqui: sermontanha.net



